domingo, 19 de agosto de 2012

Receita: Bolo Arco-íris


Oi pessoal, tudo bom?
Hoje vamos aprender a fazer esse tão famoso bolo colorido, que surgiu no facebook, e agora está na "boca do povo" rs.

INGREDIENTES



Para a massa:
Massa de bolo de baunilha (precisa ser de cor clara) – Dona Benta
3/4 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
3 ovos inteiros
Corantes coloridos (cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo)



Para a cobertura:
2 latas de leite condensado
4 colheres (sopa) de margarina
4 colheres (sopa) de achocolatado
Granulado colorido

MODO DE FAZER:

      Leia o modo de preparo da mistura para bolo e siga tudo direitinho. Não tem nenhum mistério, o que você precisa saber está escrito lá.Veja o tamanho recomendado para a forma redonda e pré-aqueça o forno conforme indicado.  
      Caso você se pergunte: “untar” é lambuzar toda a forma com manteiga ou margarina; “forrar com farinha” é fazer uma camada de farinha sobre a manteiga (ou margarina): jogue um punhado e vá batendo a forma pra lá e pra cá até que fique tudo branco e “forrado de farinha”! Depois que tiver terminado de bater a massa do bolo, vai começar a parte divertida!                Você pode colorir com quantas cores quiser, mas vou ensinar como se fosse fazer as 7 cores do arco-íris, ok? 
      Separe uma boa parte da massa (em torno de 1/3) para colorir com uma cor só. É que ela vai ser usada primeiro e por isso precisa de maior quantidade. Lá na frente você vai entender! O restante da massa você vai dividir em partes iguais mesmo, ok? Coloque em vasilhas onde você possa misturar bastante sem derramar. Escolha as cores que vai usar e qual vai querer que fique por fora do bolo (que vai ser aquela maior). Use os corantes para chegar às cores que desejar. Lembre-se:
- Mexa muito sempre que pingar uma gotinha de corante, para espalhar bem e não ficar acumulado no cantinho;
- Não coloque a espátula suja de uma cor no potinho de outra cor;
- Vá de gotinha em gotinha para não colorir mais do que gostaria;
- Cuidado para não fazer uma mistura de cores incoerente porque o caminho pode ser sem volta! Na próxima vez você acerta, se ficar pingando muito vai acabar deixando o bolo preto! 
      Agora que você já terminou de colorir a massa, vamos colocá-la na forma.Tem uma regra que precisa ser seguida: sempre coloque a massa no centro. Sempre.Comece pela mistura maior, que você escolheu para a extremidade da forma. Ela vai se esparramar toda pelo fundo. Pegue outra cor e despeje no centro da forma. Ela vai se esparramar também e aí você já vai ver como os círculos vão se formando, um após o outro. Faça da mesma maneira com todas as cores, até terminar.
      Leve ao forno conforme indicado na embalagem da mistura para bolo que usou.Para ver se terminou de assar, após o tempo necessário, espete um palito para ver se ele sai limpo. Se vier sujo é porque tem massa crua e precisa assar mais. Retire o bolo do forno e espere esfriar. Vire-o onde quiser, como em um prato de bolo, por exemplo. Você também pode cortar quadrados e confeitar um por um, só na parte de cima (vai ficar lindo!). Para virar o bolo em um prato, apoie o prato de cabeça para baixo por cima da forma e use um pano de prato para te ajudar a segurar um sobre o outro bem firme. Vire rápido, fazendo o bolo cair no prato. Aí é só tirar a forma de cima e pronto. Se tiver quebrado, coloque as pecinhas nos seus devidos lugares, rsrs!

TCHARAAAAAM!

    
              
Estava uma delícia! O corante não tem gosto, não se preocupem...


Se fizerem me contem se gostaram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário